Além do nosso blog, você poderá encontrar o Sonora Aurora no grupo do Facebook.

Loren Auerbach & Bert Jansch - After the Long Night / Playing the Game (1985)
Postado por Andre Carvalho em domingo, 19 de abril de 2015.





Nos dois primeiros EP's lançados em 85 (fevereiro e outubro, respectivamente), da então desconhecida Loren Auerbach, constava num canto quase escondida a nota de crédito "with the presence of Bert Jansch".

Pra quem conhecia o trabalho do Jansch (quem não conhecia?), ou mesmo era fã, uma nota dessas certamente soava estranha. Obviamente, dada a magnitude do músico que ele era, a simples "presença" dele já seria suficiente para influenciar muito qualquer trabalho que seja. Mas esta nota não pode ser interpretada assim; certamente o que se buscou foi não ofuscar o trabalho da Loren que recém estava sendo inciado e já demonstrava um talento formidável como cantora. 

Vendo por este ponto de vista, parece totalmente plausível ter se creditado ao Jansch sua simples "presença".



Inicialmente foram dois LP's lançados no mesmo ano de '85, e dez anos depois, em 1995, com a já total difusão do formato digital do CD, foram compilados estes dois álbuns, After the Long Night e Playing the Game, em um só

Outros grandes nomes da cena folk da época participam do álbum, como Cliff Aunger, Richard Newman, Dave Philips e Michael Klein.







As canções foram basicamente compostas pelo Richard Newman ou pelo Jansch, duas canções foram compostas exclusivamente para estes álbuns, como Give me love e Carousel, outras são canções folclóricas como Yarrow e Weeping Willow, e outras foram reaproveitadas de álbuns anteriores do Jansch para receberem novos arranjos e vocais, como It's real? do Heartbreak que havia sido lançado em 1982. 

O álbum tem a atmosfera geral dos álbuns folk's da época, com o diferencial da qualidade dos músicos, o que obviamente o ressalta e o torna muito acima da média. Aliás, essa atmosfera meio oitentista carrega uma leve nostalgia que sempre cativa.

O álbum apesar da qualidade é bem pouco lembrado. Um dos motivos para isto talvez seja que a Loren não quis seguir carreira como cantora profissional. Logo após o lançamento do After the Long Night e do Playing the Game ela preferiu ingressar seus estudos em uma universidade onde pesquisaria Literatura Inglesa, Inglês e Islandês antigo. Jansch ainda chamou ela para algumas gravações posteriores, mas nada que a fizesse voltar para uma carreira musical. Bom, ao menos nos ficou este registro de sua bela voz e grande talento. 










***

tracklist:
Carousel
Weeping Willow Blues
Give Me Love
I Can't Go Back
Smiling Faces
Yarrow
Playing The Game
It Is Real
Sorrow
Days And Nights
The Rainbow Man
Frozen Beauty
Christabel
So Lonely
The Miller




Download



Marcadores: ,