Além do nosso blog, você poderá encontrar o Sonora Aurora no grupo do Facebook.

Umlaut
Postado por Henrique Tonin em sexta-feira, 17 de outubro de 2014.

 To Your Poverty Quietly Go - 2014

Umlaut é um dos mais bacanas dentre os projetos dos remanescentes do Mr. Bungle, e deve ser o que mais lembra o som da banda. Mas mesmo que em alguns momentos você tenha a impressão de ouvir os próprios Trey Spruance, Trevor Dunn e companhia, saiba que são apenas jovens músicos que Clinton "Bär" McKinnon reuniu na Austrália para pôr em prática suas ideias, que tiveram pouco espaço na antiga banda californiana, já que ele começou a contribuir com composições meio tardiamente — o que não o impediu de deixar sua marca.

Bär McKinnon conta que umas das suas contribuições ao Mr. Bungle eram ideias que tinha e que Mike Patton terminava como se fossem suas, transformando-as em vocais que encaixavam perfeitamente nas músicas. Isso pode ser considerado até uma falta de consideração de Mike Patton pelos colegas, mas também mostra o nível de afinidade entre os membros da banda e o talento absurdo do vocalista, mas antes de tudo faz pensar na qualidade musical de McKinnon: quem conhece os vocais de Mike Patton para o Mr. Bungle, em especial na fase final, sabe quantas melodias incríveis estão neles, e esse cara era um dos responsáveis por isso.

Ao contrário dos seus antigos companheiros, Bär McKinnon não é tão prolífico, mas trabalha incansavelmente nas suas músicas: o até há pouco único álbum (também intitulado Umlaut) é uma joia e este também é. Ele puxa para aquela vertente do álbum California, relativamente complexo e divertido, com uma infinidade de sons (não só estilos: uma infinidade de barulhinhos e um instrumental excelente, com uma grande produção).

Os heróis da divulgação da música alternativa de fato do The Holy Filament publicaram um resenha bem mais completa e séria quando o álbum saiu, em agosto desse ano. Confira aqui. O Flavio Seixlack também escreveu uma muito boa no Suppaduppa.

Você pode comprá-lo no site do selo Romero Records e ajudar uma das bandas mais legais da atualidade, que infelizmente cancelou há pouco tempo uma tour pela América do Sul. Quem sabe um dia eles tenham suporte suficiente e apareçam por esses lados. 

Download







Trivia: provavelmente só o próprio Mckinnon sabe em que lugar do nome "Umlaut" vai o trema; já vi ele escrito em qualquer uma das três vogais. Por convenção, no last.fm se usa "Ümlaut" e "Umläut" para distinguir de outros artistas com o mesmo nome.

Marcadores: