Além do nosso blog, você poderá encontrar o Sonora Aurora no grupo do Facebook.

Drunken Forest - EP (Biaggio Vessio) - WAV e mp3
Postado por Thiago Miotto em quarta-feira, 10 de setembro de 2014.


Drunken Forest é um desafiador projeto de Biaggio Vessio, guitarrista, compositor e improvisador paulistano. Muitas críticas estão classificando o álbum e projeto como Math Rock, mas, ao invés de reduzi-lo ao que comumente é conhecido pelo estilo, estou mais propenso a enxergá-lo como um trabalho que segue na direção do “poliestilismo radical”, que podemos conferir em diferentes abordagens nas obras de Alfred Schnittke, Ennio Morricone, Fantômas, Frank Zappa, John Zorn, Luciano Berio, Mr. Bungle, entre outros.

Conheço pessoalmente o Biaggio há anos e acredito que posso afirmar sem receio que, apesar do pouco conhecimento do público (muito por conta de ter nascido e morar no Brasil, país que oferece pouco espaço para este tipo de música), ele é um dos maiores responsáveis na atualidade por novas abordagens na maneira de tocar guitarra e compor a partir do instrumento. O EP que segue é uma prova viva do que falo. Nas entrelinhas das passagens, sem o apelo visual, fica difícil distinguir quanto domínio e técnicas inusitadas o trabalho pede. De qualquer maneira, a trama sonora não perde em nada para o espanto que é assistir o Biaggio tocando suas músicas.

À parte o trabalho com as composições, o guitarrista também se aventura no crescente cenário paulistano da improvisação livre, tendo sido integrante do extinto quinteto Mnemosine 5, que vocês podem conferir em vídeo clicando aqui, e participando esporadicamente do Circuito de Improvisação Livre. 

Por fim, há um fato que chama muita atenção neste EP: com exceção do saxofone, todos os outros instrumentos - guitarra, baixo, teclados, bateria e percussões - foram escritas e ou executadas pelo próprio Biaggio Vessio.

Resumidamente: aos ouvidos sem barreiras, fica a dica de um ótimo trabalho a ser conferido.


download:

WAV - 78 MB

mp3 - 15 MB

Marcadores: ,